Brainstorm: qual a melhor solução para o problema?

FEC 2021

Já pensou ser desafiado e receber orientações para criar uma empresa inovadora ainda estando na escola? É assim que funcionará a FEC 2021! Ajudaremos você e o seu grupo a criar uma Startup, por meio de um programa de iniciação em empreendedorismo tecnológico estudantil, promovido pela Coordenação, Orientação e Time de Professores do Perpétuo, com foco em desenvolver soft skills, além da nossa parceria Google for Education.

 

 

O Projeto da FEC 2021, intitulado Brainstorm: qual a melhor solução para o problema? Pretende estimular e capacitar os alunos do Perpétuo a montarem empresas inovadoras, que apresentarão de forma criativa, a solução para um problema da sociedade atual.

Contamos com o apoio de todos para que nossa FEC seja muito produtiva para cada um de nossos alunos. A seguir, apresentamos como todo o projeto deverá ser desenvolvido. Desejamos, desde já, que todos os nossos objetivos sejam atingidos!

Glossário de "startupês"

Entenda alguns termos desse universo, e veja como serão utilizados ao longo do desenvolvimento do seu projeto na FEC.

  1. Startup Empresas em estágio inicial com base em uma ideia inovadora que tenham grande potencial de crescimento. Normalmente, são tecnológicas e demandam pouco investimento até a validação.

  2. Aceleração Modelo para alavancar empresas em busca de crescimento, que inclui suporte na definição do modelo de negócio, mentorias e apoios diversos (incluindo financeiro).

  3. Validação Comprovar que o negócio traz resultados, alcançando o objetivo inicial. Isso demonstra que a startup pode seguir adiante e está pronta para se lançar no mercado.

  4. Pitch Uma apresentação ou discurso feito para convencer investidores ou outros interessados para captar recursos para o projeto.

  5. Demo day O dia do pitch, evento que reúne investidores, especialistas e outros stakeholders para que responsáveis apresentem seus projetos.

  6. MVP Minimum viable product ou mínimo produto viável. Uma versão básica ou mínima do projeto ou serviço da startup que cumpra o planejado e serve para testar o projeto até a validação.

  7. Pivotar Mudar o rumo de um negócio que não está dando certo. Vem do verbo em inglês; to pivot; (girar)

Etapas do trabalho e avaliação

A FEC corresponderá a 10,0 pontos de atividades extras a serem lançados no 3º trimestre do ano letivo em todas as disciplinas.

09 a 13/08

Entrega do Manual e leitura

A leitura do manual será realizada pelo professor responsável. O manual também estará disponível no site do Perpétuo.

Responsável: Professor responsável pela turma

09 a 13/08

Startups

Divisão de grupos e criação das startups

Os professores organizarão os grupos, observando o equilíbrio para que não sejam formados grupos mais fortes ou fracos, permitindo, assim, que todos tenham a oportunidade de crescer e aprender. É imprescindível a cooperação dos alunos, o envolvimento e comprometimento na execução de todas as atividades do grupo.

Responsável : Professor responsável pela turma

16 e 20/08

Aceleração a distância

(Discussão sobre o projeto)

Esse é o período para que o grupo pesquise, discuta e escreva sobre o sua Startup, e então elabore o projeto por escrito para Validação para entregá-lo ao professor responsável pela turma.

Responsável : Cada grupo 

23/08

Entrega do projeto

O grupo deverá entregar ao professor responsável o projeto do trabalho (ficha própria preenchida), via blog Unimestre.

Responsável : Cada grupo / Professores

Valor: 0 a 0,5

20 a 30/08

Validação (Correção de projeto e devolução aos grupos com as devidas orientações)

O professor responsável pela turma avalia o projeto escrito, colocando pontos essenciais a serem destacados para o desenvolvimento do tema escolhido, apresentando sugestões e correções e devolvem os projetos para os grupos.

Responsável : Professores

Valor: 0 a 0,5

30/08 a 10/09

Aceleração a distância

 

Pivotar (Desenvolvimento ou mudança de planos)

O grupo produzirá todos os elementos necessários para a apresentação do trabalho. Poderá, sempre que necessitar, recorrer ao professor para ser orientado. Cabe ao professor acompanhar e não elaborar e confeccionar o trabalho com os alunos. O grupo que não procurar professor, pelo menos uma vez para mostrar o que está fazendo, nesse período, ficará com nota zero.

Responsável : Cada grupo / Professores

Valor: 0 a 1,0 (interesse do grupo)

13 e 17/09

MVP (Apresentação)

Na data agendada pelo professor orientador, o grupo fará a apresentação do seu projeto para turma. Essa apresentação poderá ser realizada em sala de aula (presencial) ou on-line, no turno em que o aluno estuda, na aula do professor orientador, na data e horário agendados pelo próprio professor. A nota 8,0 será dividida da seguinte forma:

a) Criação do blog, aplicativo ou Instagram: 3,0

b) Produção de bom conteúdo: 3,0

c) Marketing Digital: 2,0

Responsável : Professores

Valor: 0 a 8,0

20 a 23/09

Feedback: (Seleção do grupo para FEC comunidade)

O professor fará a divulgação do grupo que irá apresentar no sábado letivo e ganhar a pontuação extra.

Responsável : Professores

25/09

Demo day (Apresentação na FEC)

*Momento especial, no qual SOMENTE o melhor grupo em explanação e apresentação de solução para o problema fará a apresentação do que desenvolveu para a comunidade.

Responsável : O grupo

Valor: 0 a 2,0 extras

Atenção: A nota será dada ao grupo, casos especiais serão julgados pelos Professores, SOE e Coordenação, podendo, assim, o aluno receber pontuação diferenciada.

Desenvolvimento

Passar pela experiência de criar uma startup durante a pandemia será muito proveitoso para nossos alunos, pois poderão se aprofundar na divulgação da startup que criarem, terão a oportunidade de ver a sua iniciativa se concretizarem. Tudo é possível, inclusive, caminharem para ser uma empresa, uma atuante startup.

 

Portanto, você e seu grupo, após escolher um tema, ou fazer uso do tema sugerido nos quadros que seguem, deverão observar as orientações que preparamos aqui, a sequência de práticas de como montar sua Startup, confira!

Utilize um blog, aplicativo ou o Instagram para divulgarem a startup que criaram

Após a formação do seu grupo, e escolha do tema da sua startup, é importante que definam se utilizarão um blog, aplicativo ou o Instagram para a divulgação dos produtos de sua empresa, ou dos serviços que desejam realizar.

Produza bom conteúdo

Uma das maneiras de difundir sua startup é mostrar todo o seu conhecimento e autoridade “no mercado em que atua”. E a principal maneira de fazer isso é produzindo conteúdo. Esse conteúdo pode ser desde algo simples, como um post no seu blog, ou até mesmo a produção de materiais ricos como e-books, guias rápidos e outras ferramentas.

Invista em Marketing Digital

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais informadas sobre qualquer assunto, devido ao acesso fácil e constante à internet. Por isso, a necessidade de estar presente nesse canal é grande! Você e seu grupo deve começar pequeno, realizando ações básicas: estar presente em diversas mídias sociais do Perpétuo (sua escola), para tal, deverá produzir um post de qualidade. O post só será publicado após avaliação e pontuação.

Participe de eventos

É essencial estar sempre antenado sobre o que está acontecendo na comunidade de startups e também em seu mercado de atuação. Uma das formas de cumprir esse papel é participando de eventos. No seu caso, o maior evento que sua equipe deve almejar participar será a FEC 2021!

Alguns exemplos de Startups

DivulgArte

Muitos artistas independentes não conseguem alavancar a carreira por não terem espaço para se divulgar. A startup criada é a resposta a esse problema. A DivulgArte dá suporte à produção cultural jovem e em crescimento. A inspiração veio jovem estudante de ensino médio, que faz pinturas. Antes da pandemia, o grupo planejava promover eventos para ajudar a divulgar os artistas, mas, com a crise, precisaram pensar em outra solução. Durante a quarentena, o grupo usou o perfil no Instagram Confira

FaceUp

Alunos de uma escola pública do Paraná estavam cansados de ver professores perderem muito tempo para fazer a chamada a cada aula e resolveram propor uma solução tecnológica: otimizar o processo por meio de reconhecimento facial. Os dispositivos da startup FaceUp são fixados no interior da sala e podem reconhecer diversos alunos de uma vez. O projeto começou no ano passado, quando os integrantes estavam no 3º ano do ensino médio e, hoje, todos cursam sistemas de informação no Centro Universitário Unisep, em Francisco Beltrão (PR). Eles tiveram de descobrir como criar tudo sozinhos. O maior desafio foi o de ser programador autodidata. Outro ficou com o design. Os outros membros se encarregaram de pesquisas e das finanças. Acesse o Instagram confira

Auxilium

No ensino fundamental de uma escola em SP as equipes foram formadas por sorteio. Para os integrantes, tudo era desconhecido, incluindo os colegas de grupo. A gente se conheceu no dia da competição. Os organizadores estimularam esse clima de estar aberto a coisas novas. Os estudantes criaram a startup Auxilium focada em diminuir a vulnerabilidade social, divulgando e conectando ONGs, projetos sociais e instituições sociais para quem tem interesse em ajudar. A problemática que a empresa resolve foi apresentada por uma das alunas, que tinha feito trabalho voluntário. Durante a pré-aceleração, o grupo acabou mudando a solução, mas mantendo o mesmo problema. Para o grupo, a pandemia não trouxe muito impacto na dinâmica do trabalho, pois os integrantes estavam acostumados a fazer reuniões virtuais. O projeto foi elaborado de modo que pode ser replicado em qualquer lugar. Agora, os integrantes negociam parcerias com empresas e atuam na captação de mais ONGs para a plataforma. Confira

ScoutNet

Grupo do desenvolveu uma plataforma para conectar escoteiros de todo o mundo, além de divulgar a cultura desse movimento. A ScoutNet está disponível em www.scoutnet.com.br. A ideia veio de um dos alunos, que se tornou escoteiro há dois anos e sentia falta de um canal que o ajudasse a conhecer outros integrantes. Tinha poucas formas para conversar com escoteiros de outros lugares. É necessário participar de acampamentos internacionais para conhecer a galera de fora.

Agora que você já sabe o que é uma startup, e como vai ser incrível trazer uma solução para alguma situação, vamos conhecer o professor que irá acompanhar cada turma nesta jornada!

Professores responsáveis pela turma/grupos e temas e subtemas.

6º ano A

Thaís

Ciência / Pandemia

6º ano B

Tatiana

Cultura africana / Preconceito / Racismo

6º ano C

Cida

Desastres naturais / Geotecnologias

7º ano A

Raphaella e Ramiro

Mulher / Trabalho / Casa

7º ano B

Lívia

Comunicação facilitada / Redes sociais

7º ano C

Eni

Transporte coletivos / Transportes individuais

8º ano A

Jackelline

Hobbies

8º ano C

Patrícia

Locais incríveis no mundo

9º ano A

Rubens

Preços

9º ano C

Bruno

Grupos de estudos

1ª série A

Elvis

Filmes / Minisséries

2ª série A

Reinaldo e Lucas

Comer bem / Preços acessíveis

3ª série A

Nildo e Guilherme

Mundo do trabalho / Vestibulares no Brasil

Atividades no dia da FEC

Importante saber que o dia da FEC (25/09) é um sábado letivo e, portanto, obrigatória a participação de todos os alunos para que seja registrada a presença (casos à parte devem ser informados na Orientação com antecedência para avaliação).

A atividade, para ser agraciada por todos, será apresentada em 3 links distintos, e somente os alunos e responsáveis daquelas turmas poderão assistir às atividades propostas. Veja a seguir:

6o A, B e C
7o A, B e C

Eni, Lívia, Thaís, Raphaella, Ramiro, Tatiana e Cida

8o A e C
9o A e C

Patrícia, Bruno, Rubens e Jackelline

Ensino Médio
1a, 2a e 3a série

Elvis, Reinaldo, Lucas, Nildo e Guilherme

Os links só serão divulgados uma
semana antes do evento.

Uniforme

Todos os alunos deverão usar camiseta do Perpétuo.

Ausência do aluno em qualquer etapa da FEC

Não há avaliação substitutiva para os trabalhos da “FEC”, portanto, a cada falta, em cada etapa, o aluno perde ponto. Casos a parte, favor procurar o SOE para que sejam avaliados.